06/07/2020

Câmara de Cosmópolis tem um caso de covid-19 e presidente diz que não suspenderá atendimento

Élcio, em um primeiro momento, não realizará testes em funcionários


Henrique Oliveira

Um caso de coronavírus foi diagnosticado em um assessor de um vereador da Câmara de Vereadores de Cosmópolis. A notícia chegou à imprensa, de forma informal, nesta semana, confirmado pelo presidente da Câmara de Cosmópolis – Élcio Amâncio (MDB) – em uma entrevista coletiva na última sexta-feira (03) em seu gabinete.

De acordo com o presidente, um assessor de um vereador de Cosmópolis diagnosticou estar infectado pelo novo coronavírus. Porém, ainda de acordo com o presidente, ele está bem. Mas a pergunta que paira na Câmara é: todos os servidores serão testados?

Na entrevista, Élcio Amâncio se defende dizendo que todos os procedimentos de higienização estão sendo aplicadas nas dependências da Câmara. Mas como disse em suas palavras, um ato da mesa (23/2020) de 17 de junho, afasta todos os assessores da Câmara de Vereadores. Segundo ele, este ato foi um dia antes do assessor diagnosticar o coronavírus.
“Quando ele testou positivo ele já estava no isolamento”, se defende Élcio.

O presidente da Casa de Leis diz que todos os procedimentos estão dentro dos protocolos do Ministério da Saúde, porém, o presidente diz que não fechará o atendimento da Câmara de Vereadores.

“E aqui, na Câmara, somos o comandante desta cidade. Nós não podemos abandonar o navio, não podemos sair daqui. Nós saímos daqui e logo precisamos de uma lei para amparar nossos munícipes”, diz Élcio.

Embora os assessores dos vereadores não estejam trabalhando, na Câmara de Vereadores de Cosmópolis trabalham vigilantes, membros do administrativo da Casa de Leis e alguns vereadores utilizam o prédio diariamente. Neste período de pandemia, muitos funcionários trabalharam normalmente.
O vereador e presidente da Casa, diz que a saída para não se contaminar é somente utilizar máscara e realizar barreiras sanitárias.

Em sua fala à imprensa – perguntado se o Poder Legislativo realizará os testes nos funcionários após a confirmação de um caso na Câmara – Élcio diz que a higienização do prédio, com a pulverização de um produto químico, que segundo ele age por 10 dias – já basta.
“O caso confirmado pelas datas, o cara já estava fora daqui”, diz Élcio.
” – Em nenhum momento ele entrou aqui?”, indaga o repórter.
“Ele pode ter entrado, mas a gente esterilizou a Câmara inteirinha… nós esterilizamos a Câmara na sexta-feira […] nós esterilizamos a Câmara com um produto ‘permetrina’, um produto que tem a duração de dez dias”, diz Élcio assegurando que a esterilização ajuda na não proliferação do vírus.

Sobre a realização dos testes , ou não, nos funcionários, o presidente diz que depende dos protocolos do Ministério da Saúde.
“A minha vontade seria […] eu dependo do protocolo do Ministério da Saúde. Um médico quem tem que determinar se vai fazer os testes ou não”, diz Élcio sinalizando que não realizará os testes nos funcionários.
Para ele, os testes deverão ser feitos a partir do momento em que um funcionário apresente sintomas.

Os vereadores estão de recesso até o início de agosto. A Câmara de Vereadores, desde o início da pandemia, não está atendendo cidadãos no prédio dos gabinetes. E as sessões são fechadas ao público; somente aberta aos veículos de imprensa e à vereadores.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.