20/08/2019

Câmara de Cosmópolis aguarda relatório final sobre o DAE

Mesmo não prorrogando o prazo para mais investigações, um relatório conclusivo deverá ser emitido; Hiroshi (PT) diz que a CEI acabou de uma forma que ele não gostaria que terminasse

Henrique Oliveira

Um relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura possíveis irregularidades do Departamento de Água e Esgoto de Cosmópolis será emitido para conclusão da comissão, segundo o que diz o presidente da comissão, vereador Aldenis Mateus (MDB).

Segundo o vereador, o advogado contratado para auxiliar juridicamente a comissão, enviou para a Câmara o seu relatório final dos trabalhos jurídicos. De acordo com o edil, a comissão da CEI se reunirá para já realizar o relatório de conclusão das investigações realizadas.

Na semana passada, duas sessões extraordinárias foram realizadas para prorrogação da CEI ou não. Porém, por falta de vereadores suficientes para votar (quórum), não houve prorrogação do prazo para o andamento das investigações. Durante os 90 dias da comissão, os trabalhos foram interrompidos por determinação judicial, voltando após uma liminar deferida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Ainda de acordo com o presidente, Aldenis Mateus, o relatório não deve demorar para ser concluído. Mas o presidente não quis dar um prazo para que este relatório final seja lido no plenário da Câmara de Cosmópolis.

Questionado, um dos vereadores que fizeram o pedido de abertura da CEI, Humberto Hiroshi (PT) diz que não sabe como vai ser construído um relatório conclusivo da Comissão. O vereador diz que passou 90 dias tentando oficializar as denúncias juntamente com Renato da Farmácia (Podemos) , e segundo ele, já tinham em mãos um trabalho de investigação que já durava mais de oito meses.

Ainda de acordo com o vereador, o fato de incluir na abertura da CEI uma ampla investigação onde administrações anteriores à Legislatura que participa seriam investigadas, “[…]envolveu muita gente. Pois nós colocamos lá [nas denúncias] desde 1989. Então ia pegar as gestões passadas também”, alega Hiroshi. Ainda corrobora: ” – O nosso erro foi pedir de 1989 pra cá. Pois quem passou nas administrações anteriores, também do meio político, eles também mexeram os ‘pauzinhos’ se não a ‘casa cai pra todo mundo”, reitera.

“Infelizmente ela [CEI] acabou da forma que eu não gostaria que terminasse. Eu gostaria de ter produzido as provas com validade jurídica para que os responsáveis por todas as coisas erradas de nosso município fossem responsabilizados”, acrescenta Hiroshi.

O vereador lamenta que em 90 dias de trabalho não conseguiram nenhum depoimento por meios legais de funcionários ou ex-secretários da administração pública e nenhum documento que foi conquistado por meio das investigações da CEI.
“Acho difícil sair um relatório dizendo que não tem nada, ou que tem alguma coisa. Nós temos que ser justos! Como que nós não conseguimos investigar, como vamos fazer um relatório?”, finaliza o petista.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.