29/05/2019

Câmara autoriza Prefeitura a firmar convênio para reforma da Delegacia de Cosmópolis

Presidente do Conselho de Segurança estima que entre 8 meses a 1 ano nova delegacia será construída através de convênio com Governo do Estado

Da redação

A Câmara Municipal autorizou – na última sessão ordinária (27) – a Prefeitura de Cosmópolis à firmar convênio com o Governo do Estado de São Paulo para a reforma da Delegacia de Polícia da cidade. O Projeto de Lei 38/2019 (de autoria do Executivo Municipal) “autoriza a Prefeitura de Cosmópolis a contratar ou firmar convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, visando a execução de projeto  básico e executivo com o objetivo de reforma do prédio para a Delegacia de Cosmópolis. O PL foi aprovado por unanimidade pelos vereadores cosmopolenses.

Segundo o presidente do Conselho de Segurança de Cosmópolis (Conseg-Universo), Helvécio Camargo, agora a Prefeitura de Cosmópolis poderá abrir um processo licitatório para executar um projeto básico da planilha de custos de toda a obra. “Este projeto que o prefeito mandou para a Câmara hoje é para se abrir uma licitação para que possa contratar um grupo de engenheiros para fazer uma planilha de custos da obra”, afirma Helvécio.

O presidente do conselho afirma que todos os custos para a realização da obra será dos cofres da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Governo de São Paulo. “Esta reforma vai ser paga pelo Estado e não pela Prefeitura. Pois, muitas vezes, muitos falam ‘a Prefeitura vai gastar dinheiro para reformar um prédio do Estado?’ Não! É o Estado quem vai arcar com os custos da obra”.

Ainda segundo o presidente do Conseg, após o Executivo Municipal realizar este processo, ele será encaminhado à Delegacia Seccional de Americana (SP) que posteriormente encaminhará ao Departamento de Administração Policial (DAP). Este órgão, com todos os documentos devidamente aprovados, dá autorização para o Governo de São Paulo iniciar as obras da reforma da Delegacia de Cosmópolis.

O presidente do conselho diz que algumas edificações que ficam no terreno da atual delegacia da Polícia Civil serão demolidos. E que um novo prédio será construído no local, preservando as características do atual.

O Conselho de Segurança estima que a conclusão da reforma da delegacia se dê em 8 meses a um ano do início das obras. “Mas não posso garantir que este prazo seja de um ano. Pode ser menos, pode ser mais…”, diz Helvécio.

Durante a reforma do prédio da Delegacia de Cosmópolis, Helvécio diz que está em conversa com o prefeito de Cosmópolis, José Pivatto (PT), para se conseguir um prédio para abrigar temporariamente o serviço policial. Indagado sobre a possibilidade de não se concretizar a obra, o presidente do Conselho de Segurança é enfático. “Acho muito difícil. A intenção dele [Governador de São Paulo – João Dória (PSDB)] é reformar alguns departamentos de polícia no Estado”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.