19/08/2021

Bosquinho de Cosmópolis está fechado e apresenta sinais de abandono

Ultima revitalização foi feita em 2012; Prefeitura assegura que local passará por limpeza em breve


Henrique Oliveira

Com mato alto, brinquedos quebrados e muita sujeira: assim está o Parque Municipal Antônio Rodolfo Rizzo Junior, o popular Bosquinho de Cosmópolis. O parque, que fica na rua Baronesa Geraldo de Rezende no centro da cidade, apresenta sinais de abandono em um local que foi muito visitado no passado.

Moradores das imediações, além de pessoas de outros bairros, reclamam do abandono do local que serviu de palco para inúmeros ensaios fotográficos, e um lugar de refúgio para um descanso. O mato toma conta do local, além de muita sujeira, brinquedos quebrados o madeiramento das pequenas pontes sobre caminhos d´água estão se deteriorando.

O que se pode perceber no local é a presença de muitos gatos. Vizinhos do local dizem que é comum ver pessoas abandonando os felinos, e também comum é ver outras pessoas os alimentando.

Olhando pela entrada pela rua Presidente Getúlio Vargas, é fácil visualizar que o objeto que deveria fechar o local está danificado. E por uma fresta, é possível ver a quantidade de mato alto e que o campo de malha, as pontes e o pequeno monjolo, um pilão movido com a força da água também estão sem manutenção.

O Portal Cosmopolense questionou a Prefeitura de Cosmópolis sobre uma possível revitalização do local. De acordo com a resposta da Assessoria de Comunicação, o Executivo Municipal realizará uma ‘força tarefa’ para dar melhores condições ao local em breve.
“Faremos em breve uma força tarefa para limpeza do local para dar melhor condições ao espaço”.

Questionado sobre o abandono, a Prefeitura diz que há 1 ano e 6 meses o local está na atual condição. E que os animais que ali habitam, como patos e marrecos, estão recebendo alimentação.
“Esses animais estão ali a cerca de 1 ano de 6 meses naquelas condições e estão sim recebendo todo o suporte necessário”.

Sobre os gatos que por ali residem, a Prefeitura corrobora a versão dos vizinhos dizendo que os animais são abandonados lá por munícipes e que voluntários realizam o trabalho de alimentação dos felinos.
“Os animais são descartados por munícipes, são alimentados por voluntários, os felinos são difíceis de captura, alguns foram encaminhados para castração e consequentemente adoção”.

O Bosquinho

Em 2012, a Prefeitura de Cosmópolis realizou a revitalização do parque. Foi realizada a limpeza dos lagos, a construção e revitalização de coberturas, como o Campo de Malha, colocação de bancos, mesas e jardinagem.


Imagens de 2012: Mariana Sobreiro/Blog Hupe

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.