31/03/2019

Biometria é obrigatória em Cosmópolis

O prazo para o cadastramento termina em 29 de novembro; quem não fizer a biometria terá o título cancelado, o que implica uma série de restrições na vida civil.

Da redação

Os eleitores de Cosmópolis estão sendo convocados para realizar o cadastramento biométrico obrigatório. A ação da Justiça Eleitoral visa deixar o sistema eleitoral mais seguro. Outras 1.239 cidades do país deverão passar pelo mesmo processo. Cosmópolis conta atualmente com 45.943 eleitores. Desses, 20.689 fizeram o cadastramento biométrico, o que equivale a 45,03% do eleitorado.

O prazo termina em 29 de novembro, mas a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor não deixe para a última hora, pois assim ele evita filas e outros transtornos. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado, o que implica uma série de restrições na vida civil, tais como: obter carteira de identidade e passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e receber salário de emprego público.

Serão chamados para cadastrar as digitais, eleitores de 1.239 localidades de 11 estados brasileiros, como Acre, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As informações coletadas serão armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

A Resolução TSE n° 23.440/2015 determina que deverão ser colhidas do eleitor, no momento da atualização dos dados, fotografia e assinatura digitalizadas. Por meio de leitor óptico, a Justiça Eleitoral deve adquirir também as impressões digitais dos dez dedos do eleitor, ressalvada alguma impossibilidade física.

Atualmente, mais de 89 milhões de cidadãos fizeram o cadastramento dos dados biométricos, ou seja, 60% dos cerca 147,3 milhões de pessoas que compõem o eleitorado nacional. A previsão da Justiça Eleitoral é cadastrar mais 35 milhões de eleitores no biênico 2019/2020 e concluir a coleta das digitais em todo o país até 2022.

Importância da biometria

O objetivo da biometria é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora de votar. O procedimento confirma a sua identidade, prevenindo tentativas de fraude, já que as digitais de cada indivíduo são únicas.

Agendamento

O eleitor pode agendar dia e horário do atendimento no site do TRE-SP  ou comparecendo na sede do Cartório Eleitoral do Município.

Documentos necessários

É necessário levar documento oficial de identificação, comprovante de residência emitido nos últimos três meses em nome do eleitor e título eleitoral, se tiver. Homens, com idade entre 18 e 45 anos, que estiverem tirando o título pela primeira vez, também precisam apresentar o certificado de alistamento militar ou reservista.

Serviço

Cartório Eleitoral de Cosmópolis (SP) – 360ª Zona Eleitoral

Endereço: Rua Santa Gertrudes, 496 Centro/Cosmópolis-SP

Telefone: (19) 3872-1976

Horário de funcionamento: 8h às 18h

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.