12/04/2020

Barbeiro por 60 anos, Thelmo Simões de Almeida falece em Cosmópolis

Barbeiro no centro da cidade, Thelmo encerrou seu ofício há dois anos por conta de um AVC

Henrique Oliveira

Quem passava pela rua Campinas – entre as ruas Ramos de Azevedo e Campos Sales – até 2009 poderia ver um salão de barbeiro bem antigo. O salão remontava a época da estação de trem da antiga Companhia Sorocabana.
Ali, por 60 anos, trabalhou Telmo Simões de Almeida, que faleceu na noite do último sábado (11) por decorrência de uma pneumonia.

Telmo de Almeida tinha 82 anos de idade. Teve três filhos (sendo o mais velho deles já falecido) e 4 netos e era casado.

O barbeiro era cosmopolense de nascimento, e de seu salão na rua Campinas, viu o progresso da cidade até 2009, onde o salão, assim como sua casa, deram lugar à prédios modernos que hoje abrigam lojas. Em 2017, por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) deixou seu ofício da tesoura e passou a dedicar-se somente à família.

De acordo com o Acervo Cosmopolense (página sobre a história de Cosmópolis), Telmo de Almeida seguiu os passos do pai, Benjamin, que era um dos fundadores do salão, juntamente com seu irmão, na rua Campinas.

Trabalharam por 40 anos juntos, sendo que seu pai faleceu em meados dos anos de 1980.

Telmo Simões de Almeida é um nome bem conhecido na cidade. Porém é comum enganar-se com os nomes. Telmo Barbeiro não é e nem tem parentesco com Thelmo de Almeida, que foi um dos presidentes fundadores do Cosmopolitano Futebol Clube.

Sua filha, Andreia Simões de Almeida Camargo, disse que o nome de seu pai foi uma homenagem ao Thelmo que na época era um dos fundadores do CFC.

Thelmo de Almeida (ex-presidente do CFC) é homenageado pelo clube dando nome ao estádio particular do Cosmopolitano.

Seu velório terá início às 9 horas da manhã deste domingo (no Velório Municipal) e seu sepultamento será às 10h30, mas reservado somente aos familiares por conta da proibição pelas autoridades sanitárias de aglomeração de pessoas em relação à pandemia do coronavírus.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.