19/05/2021

Vídeo: Bairro cosmopolense continua sem transporte público

Administração Municipal alega que quando assumiu não havia contrato entre o Poder Público e a empresa; leia a resposta na íntegra


Henrique Oliveira

Desde o início da pandemia os moradores do bairro Uirapuru, região rural de Cosmópolis, sofrem com a falta do transporte público. O bairro fica afastado da região central e faz divisa com Paulínia (SP). Para acessar a cidade, muitos moradores dependem de caronas ou caminhar pelas ruas de terra para encontrar transporte coletivo público após mais de três quilômetros a pé até as margens da rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332).

Em maio de 2020, o Portal Cosmopolense foi até o bairro que já sofria com a falta de ônibus em circulação no bairro. Na época, os moradores reclamavam que o transporte público estava deficiente, porém, de um dia para o outro, sem avisar, a empresa que administra o transporte público por coletivos na cidade, parou de percorrer o local. Deixando os moradores à mercê.

Um ano depois

De volta ao bairro, os problemas são os mesmos. Em nota, a Prefeitura de Cosmópolis, diz que está trabalhando para se resolver o impasse. Disse que diversas vezes entrou em contato com a empresa Campestre e que não teve êxito na resolução.

Perguntado como está o contrato de vigência e de operação entre o Poder Executivo e a empresa Campestre, a Prefeitura alega que ao assumir o novo governo (em janeiro de 2021), a administração constatou que não existe um contrato entre a empresa e o poder público.

Nossa reportagem entrou em contato com a empresa Viação Campestre, via e-mail, mas não obtivemos respostas sobre a falta de ônibus no bairro.

Leia a nota da Prefeitura na íntegra:

“Em contato com a Secretaria de Municipal de Administração, foi informado que, quando assumiu este Governo, constatou-se que não existe nenhum contrato com a referida empresa (Campestre). A pasta de Negócios Jurídicos, juntamente com o Gabinete, está fazendo um estudo de viabilidade para a abertura de licitação para a regularização da concessão do transporte público em Cosmópolis.
Mesmo não havendo o contrato em questão, esta Administração fez contato com a empresa por diversas vezes para juntos tentarmos solucionar o problema desta e outras linhas, mas, a mesma informou que houve redução no transporte devido ao número de funcionários afastados na pandemia”.

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