20/01/2023

Atriz cosmopolense estreará temporada no SESC Consolação

Paula Guerreiro é parte do elenco de Ubu Rei, peça que entrará em cartaz no Teatro Anchieta a partir do dia 27 de janeiro

Da redação || Fotos Stephanie Lauria

Uma atriz cosmopolense estreará a temporada no SESC Consolação, em São Paulo. Paula Mathenhauer Guerreiro (34) é parte do elenco de Ubu Rei, uma peça do grupo Os Geraldos, de Campinas, dirigida por Gabriel Vilela, que entra em cartaz no Teatro Anchieta a partir de 27 de janeiro e permanecerá até o dia 12 de março.

A artista, que atualmente reside na cidade de Campinas, era moradora do bairro Bela Vista IV, em Cosmópolis e teve seu interesse pelo teatro desperto ainda criança. “Minhas primeiras experiências com teatro foram em projetos da prefeitura, acho que por volta de 2002. Também no curso livre de teatro na escola Téspis, em Campinas, e em aulas de teatro no Colégio Objetivo. Foi lá que conheci o Alexandre Castelli, que me levou para o Uriellos, meu primeiro grupo, minha primeira família teatral. Ele e Babaw me ensinaram muito e me permitiram viver o teatro enquanto uma experiência profissional, o que me trouxe mais certeza do que eu queria. Nesses mais de 20 anos, nunca parei de fazer teatro”, conta Paula.

Seus primeiros trabalhos no ramo aconteceram com o Uriellos, com destaque para as peças “Os Burlescos – uma farsa”, de 2008, e “Um Lanche na Trincheira”, de 2009. Em 2011, ela ingressou no grupo Os Geraldos, do qual faz parte até hoje, e carrega como favoritos de sua carreira as peças mais recentes da equipe: Cordel do Amor Fim – ou A Flor do Chico”, de Claudia Barral, e “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, ambas também dirigidas por Gabriel Vilela.

“Ser dirigida por ele [Gabriel Vilela], no grupo Os Geraldos, é um sonho de muito tempo, que tivemos a honra de realizar um pouco antes de eclodir a pandemia”, afirma a atriz.

Formada em Jornalismo pela PUC Campinas, Paula Guerreiro também é técnica em artes dramáticas pelo Conservatório Carlos Gomes e possui mestrado em Artes da Cena pela UNICAMP, onde também iniciou pesquisa de doutorado, atualmente trancada.

Temporada no SESC Consolação

Paula define a nova etapa em sua carreira como um “sonho inacreditável”. Para ela, o palco do Teatro Anchieta é um espaço sagrado do teatro nacional, sendo um dos espaços mais tradicionais do Brasil. “Tivemos a honra de receber esse convite do programador”, comenta sobre estrear no local, com o grupo Os Geraldos, a peça Ubu Rei.

No espetáculo, a atriz interpretará o papel de Mãe Ubu, que forma com o Pai Ubu o casal que planeja o assassinato de um rei para assumir o trono e agir com selvageria, autoritarismo e ignorância.

“Essa temporada é uma grande honra, por vários aspectos. Pela oportunidade de um trabalho contínuo com o espetáculo, de encontros frequentes, por quase 2 meses, com muito público, o que será muito importante para o amadurecimento da peça. Por estarmos nesse solo sagrado da história do teatro. E por celebrarmos, nas 21 apresentações que vão acontecer ali, a alegria, a satisfação e o desafio que é trabalhar sob o olhar genial, rigoroso, sensível e radical do grande Gabriel Villela”, conclui Paula.

Ubu Rei

Foto: Stephanie Lauria

Ubu Rei, de Alfred Jarry, faz uma sátira do poder obtido por usurpação e exercido com tirania, ao apresentar Pai e Mãe Ubu, um casal entregue à barbárie que invade a Polônia e, assassinando o rei, assume o seu trono. Com tradução de Bárbara e Gregório Duvivier e adaptação do grupo e do diretor, a peça é um clássico do teatro ocidental, marco de ruptura e transgressão no século XIX.

A nova parceria do grupo com o diretor Gabriel Villela segue em temporada de 27 de janeiro até 12 de março, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h, no Teatro Anchieta.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolense sem prévia autorização por escrito do Portal Cosmopolense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.