20/12/2018

Atleta da Seleção Brasileira marca presença em torneio de basquete em Cosmópolis

Basquete 3x3 foi atração na Praça Presidente Kennedy (Praça do Rodrigo) e na quadra do Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro - CAMP

Henrique Oliveira

A Associação Atlética Cosmópolis (AAC) realizou o 1º torneio de Basquetebol 3×3 na Praça Presidente Kennedy  (Praça do Rodrigo) e na quadra do Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro – CAMP. O evento contou com a presença do atleta da Seleção Brasileira da modalidade Will Evangelista.

Foto: Felipe Madeiros

Ao todo, 60 atletas de diferentes faixas etárias participaram do campeonato. No primeiro dia, o torneio foi para os jovens abaixo de 13 anos. Após duelos equilibrados, a equipe formada por Luis Louzeiro, Elias, Eliel e Yudi conquistou o título da categoria. Luis ainda levou para casa o troféu de melhor jogador da competição (MVP).

Além dos jogos, outra atração à parte foi o jogador da Seleção Brasileira 3×3, Will Evangelista. O esportista autografou tênis, camisetas dos atletas e dos espectadores, e distribuiu pôsteres para os presentes.

Já no período da tarde do primeiro dia, os jogos foram dos garotos do sub-16. Nesta faixa etária, o equilíbrio entre as equipes foi o ponto alto das partidas. A maioria dos jogos foram decididos com menos de três pontos de diferença A equipe Roda de Fogo, formada pelos atletas Lucão Souza, Eric Rosa, Guilherme Mendes e Kayke Morges sagrou-se campeã do sub-16. O atleta Lucão estava inspirado e dominou o garrafão com rebotes, giros e bandejas, e, consequentemente, foi nomeado MVP.

Foto: Felipe Madeiros

Já na manhã do segundo dia, na quadra do CAMP, os adultos finalizaram a competição. Duas equipes de Campinas – USC Campinas – e outra que tinha representantes de Artur Nogueira (SP) e Holambra (SP) – (Sneackers) – marcaram presença. Mas, a equipe de Cosmópolis, que possui jogadores que foram campeões metropolitano no ano passado (2017), faturaram o título dos adultos. Cosmópolis foi representada pelo time Escalade + 3, composto por Kelvin Mendes, Fabrício “Escalade”, Felipe Braga e Leo Silva. Sendo o último nomeado o MVP.

A AAC considera que o torneio foi um sucesso por movimentar o basquete na cidade e proporcionar um final de semana inesquecível aos participantes. “Dessa forma, a associação pretende tornar o Torneio 3×3 Cosmópolis tradicional e já se planeja para realizar a segunda edição em 2019”, almeja Felipe Braga.

Além dos jogos, os atletas da AAC ‘começaram o torneio’ mais cedo. Isso porque os atletas, tanto das categorias de base quanto dos adultos, uniram-se na pintura da quadra de basquete que fica na Praça do Rodrigo. Vinícius Cerezer e Felipe Madeiros, lideraram a revitalização do solo da quadra com apoio dos pais de atletas e do vereador doutor Eugênio (PP), que doaram tintas e equipamentos para pintura.

O que é o ‘Basquete 3×3?

Segundo o site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a modalidade requer quatro jogadores (três titulares e um reserva) que jogam entre duas equipes utilizando somente meia quadra. A atmosfera que existe nestas competições é diferente das que são praticadas em ginásios e quadras oficiais. Além da música, as regras são exclusivas deste tipo de jogo. Esta modalidade é original das ruas de cidades dos Estados Unidos.

A estreia do 3×3 em competições internacionais se deu em 2010 nos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura. Já em 2012, surgiu a ‘FIBA3x3 World Tour‘, organizada pela Federação Internacional de Basquetebol. Campeonato este que reúne representantes de todo o mundo e premia os atletas e equipes com dinheiro.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.