29/05/2019

Associação de Cosmópolis promove palestra sobre prevenção de crimes através de projetos arquitetônicos

Palestrante deu dicas de como construir uma residência que ‘não dê chances ao ladrão’

Da redação

A Associação Cosmopolense de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos  (Acena) promoveu uma palestra com o tema “Prevenção do crime através do projeto arquitetônico” que reuniu aproximadamente 25 profissionais do segmento. Na ocasião, o arquiteto, urbanista e engenheiro de segurança do trabalho, Jorge Ricardo Baraki, deu dicas de como construir uma residência de modo que ‘não dê chances ao ladrão’.

Segundo ele, o modo com que uma casa é arquitetada pode prevenir assaltos. “Casas que tenham muitas janelas para fora é uma rua que tem menos crime, porque as pessoas estão sempre olhando a rua”, comentou Baraki. Dentre os convidados, estiveram presentes profissionais do sistema CREA/CONFEA, autoridades do Poder Executivo/Legislativo, membros dos conselhos municipais de segurança, estudantes de engenharia e sócios da Acena.

A temática escolhida, “Prevenção do crime através do projeto arquitetônico”, define-se como um conjunto de ações e medidas com o objetivo de diminuir a probabilidade de ocorrência de delitos e aumentar a sensação de segurança através de intervenções no desenho urbano. Estudos indicam três estratégias básicas de abordagem da questão: controle de acesso, vigilância natural e reforço territorial.

Questionado sobre como o espaço público pode se tornar mais seguro aos olhos da engenharia ou da arquitetura, o palestrante explica que há uma série de medidas que o profissional precisa tomar para transformar o espaço em um ambiente mais seguro. “Dentre elas, na questão urbana, eu preciso diminuir o número de carros, diminuir a velocidade dos carros, ter uma diversidade territorial – de modo que uma pessoa consiga estacionar o carro dela em um lugar seguro, com baixo custo de estacionamento. Um lugar que seja seguro, sem risco de atropelamento, fácil de caminhar, com as calçadas planas, sem buracos”, ponderou.

Para exemplificar a ideia, Baraki fez menção ao Shopping Center. “Se você chegar em um shopping center você vai encontrar todos esses itens que eu mencionei. Mas nada impede que uma associação comercial de uma cidade copie essa estratégia para as lojas do centro, tomando medidas que deixem esse lugar mais seguro”, argumentou.

“A associação [Acena] é o ponto de encontro dos formadores de opinião. Os engenheiros e arquitetos das cidades de Cosmópolis são as pessoas que desenham projetos nos espaços e eles projetando são contratados porque os clientes confiam neles. Se eles levarem essa minha mensagem para os clientes deles, as pessoas vão começar a aplicar essas técnicas que foram apresentadas aqui, e isso vai ter um processo de multiplicação, que vai tornar a cidade inteira mais segura”, idealizou Baraki.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.