19/12/2023

“As testemunhas se sentem coagidas a prestarem os depoimentos necessários”, diz presidente da CEI da Saúde de Cosmópolis

Junior Vieira afirmou que o afastamento do secretário de saúde é fundamental para a isenção das apurações

Da redação

O presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde de Cosmópolis, Junior Vieira, destacou em entrevista ao Portal Cosmopolense, durante a tarde desta terça-feira (19), que o Executivo ainda não atendeu à solicitação de afastamento do secretário de Saúde, Marcos Ferreira e da doutora Mirella Povinelli, ambos sob investigação por irregularidades. Vieira ressaltou que a ausência de uma resposta compromete a imparcialidade das testemunhas, as quais se sentem coagidas a prestar depoimentos devido à posição hierárquica do secretário.

Durante suas declarações, o vereador e presidente da CEI argumentou que a permanência dos investigados no setor pode acarretar uma série de problemas, incluindo a possível adulteração de documentos e atrasos na apresentação de provas.

Na última sexta-feira (15), uma oitiva foi realizada na Sala Presidencial da Câmara Municipal para ouvir três testemunhas, sendo uma delas a responsável pela comunicação da Secretaria de Saúde. Segundo Junior Vieira, há publicações nos canais da Prefeitura Municipal que designam Mirella como diretora de Saúde, motivo pelo qual a função real da médica está sendo investigada pela CEI.

Um dos pontos em análise pela CEI é a verdadeira atribuição de Mirella na Saúde de Cosmópolis, já que sua inscrição a caracteriza como plantonista pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), mas a ela já foram atribuídos títulos de diretora e auditora. Junior Vieira afirmou ter solicitado documentação que comprove a função da médica.

Além da responsável pela comunicação da Saúde, a CEI também ouviu a coordenadora de Atenção Básica, uma vez que Mirella foi referida em determinados momentos como diretora de Atenção Básica, e a Coordenadora Municipal de Avaliação e Auditoria.

O prefeito Junior Felisbino, em uma transmissão ao vivo anterior à abertura da CEI, afirmou que Mirella atua como auditora de Saúde. Esse último depoimento visou esclarecer a contribuição de Mirella para o setor de auditoria.

A Comissão agora tem os trabalhos paralisados durante o recesso e retoma em janeiro.

A CEI da Saúde de Cosmópolis tem a seguinte composição:

Vereador Junior Vieira como presidente
Vereador Adriano França como relator
Vereadores Élcio Amâncio e Renato Muniz como membros

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolense sem prévia autorização por escrito do Portal Cosmopolense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.