30/03/2021

Após liberação na Santa Casa, homem de Cosmópolis aguarda vaga SUS em Campinas


Henrique Oliveira

Um homem, morador de Cosmópolis, foi internado em um hospital particular de Campinas (SP), após ser diagnosticado com covid-19. De acordo com seus familiares, mesmo com 50% do pulmão comprometido com o vírus, o homem foi liberado a voltar para sua residência, após ser consultado na Santa Casa de Cosmópolis na última semana.

De acordo com seus familiares, o homem estava apresentando sintomas de coronavírus no domingo (21). Foi quando sua família decidiu levá-lo ao Pronto-Socorro da Santa Casa. Após ser atendido, o médico disse que os sintomas que o homem vinham apresentando eram de  covid-19.
A orientação do médico foi de que o paciente entrasse em isolamento domiciliar e receitou os medicamentos Ivermectina, Azitromicina, vitamina C e D para o tratamento do vírus. Porém não foi realizado o teste.

Piora

No dia 22, o homem começou a ter piora em seu quadro médico. Após realizar um teste pago em uma farmácia, o senhor procurou novamente a Santa Casa e o diagnóstico, de acordo com sua esposa, é que o seu quadro estava evoluindo bem e que deveria continuar com o uso da medicação.

A família relata que por conta da temperatura corporal não diminuir, uma das filhas disse que comprou um oxímetro (aparelho que mede a saturação do corpo) e deixou com seu pai. Ela relata que tanto a febre quanto a oxigenação do corpo não estavam bem, além da reclamação quanto a falta de ar.

Retorno ao Hospital

O homem retornou ao hospital após sua oxigenação continuar baixa. Já no PS, ele foi atendido e com base do resultado de uma tomografia, foi informado que seu pulmão estava com 50% comprometido pelo vírus. “No laudo da tomografia estava escrito que ele estava com 50% do pulmão comprometido pelo vírus e mesmo assim mandaram ele para a casa”, relata uma das filhas do paciente.

Sem saber qual o motivo da dispensa, a família decidiu por levá-lo à um hospital particular em Campinas (SP). Embora este hospital também não possua leitos, a filha dele conta que após ser examinado na triagem, o médico solicitou que ele fosse colocado para receber oxigênio medicinal. E que questionou o fato do porquê não foi internado ainda em Cosmópolis, visto que sua saturação (nível de oxigênio no sangue) estava bem baixa.

O homem segue internado em um hospital de Campinas e aguarda alguma vaga pelo Centro de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde (CROSS) para algum leito disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro lado

Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Cosmópolis, por intermédio da comunicação da Prefeitura, para saber dos protocolos que são adotados com os pacientes, mas não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria. Também entramos em contato com a direção da Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis, mas até o fechamento não tivemos resposta.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.