18/12/2019

Após incêndio, sindicato realizará ato em frente da refinaria da Petrobrás

Na manhã desta terça-feira a Petrobrás confirmou um incêndio em um tanque de óleo na refinaria de Paulínia

Da redação

O Sindicato dos Petroleiros de Campinas realizará uma manifestação em frente das entradas da Refinaria da Petrobrás em Paulínia (SP) na manhã desta quinta-feira (19). De acordo com o sindicato, a manifestação servirá para alertar a comunidade e as autoridades sobre os constantes acidentes e incêndios que vem acontecendo na refinaria.

Os manifestantes se reunirão frente à unidade, que fica às margens da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) e realizarão o ato, que segundo eles, tem como pauta reivindicar mais segurança aos trabalhadores e comunidade que está próxima à refinaria da Replan.

“Há tempos, os funcionários da Replan trabalham sob ameaça constante. A política de sucateamento da empresa, aliada ao descaso da atual gestão da Petrobrás, transformou a refinaria em um barril de pólvora, que pode explodir a qualquer momento. E este ano, especialmente, o número de ocorrências na Replan assustou os petroleiros. Foram muitos casos registrados e vários deles em um mesmo dia”, diz a nota do sindicato.

De acordo com o sindicato, nesta terça-feira, cinco eventos relacionados à incêndios aconteceram na unidade fabril da refinaria. A fumaça preta estava tão intensa, que moradores de Cosmópolis se assustaram com a fumaça que vinha da refinaria. Vídeos nas redes sociais mostravam a fumaça em uma unidade da Petrobrás.

Foto: redes sociais

Um dos fatores apontados pelo sindicato é a falta de substituição de mão de obra na refinaria. De acordo com Gustavo Marsaioli, diretor do Sindicato Unificados (Petroleiros), após várias demissões do quadro de funcionários da Petrobrás, não há substituições dos mesmos.

“Houve uma saída em massa de trabalhadores mais antigos e experientes, por conta do PIDV (Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário), e a empresa não está recompondo o efetivo”, destaca Marsaioli.

Leia mais:

Incêndio em Replan de Paulínia assusta moradores de Cosmópolis

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.