10/06/2019

Alunos da ‘Ximena’ encerram Semana Municipal de Meio Ambiente em Cosmópolis

Indagado, prefeito José Pivatto (PT) falou dos prazos para entrega de Estação de Tratamento de Efluentes de Cosmópolis

Da redação

A Semana Municipal de Meio Ambiente de Cosmópolis foi encerrada na sexta-feira (7) com a participação de alunos da Escola Municipal Estudante Ximena Coelho Pereira na Praça da Saúde. Os alunos participaram de uma palestra, ministrada por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e receberam instruções sobre o uso consciente da água, da importância do plantio de árvores e da cultura orgânica de hortaliças.

Os alunos aproveitaram o início da tarde de sexta-feira com pula-pula e com algodão doce e pipoca para todos. O prefeito José Pivatto (PT) esteve no evento e plantou uma árvore na praça que fica na Avenida da Saudade. O chefe do Executivo de Cosmópolis falou da importância da educação ambiental para crianças e jovens da educação pública municipal. Segundo ele, durante a semana, a pasta teve ‘uma intensificação na questão do meio ambiente’.

“É fundamental a gente trabalhar as crianças, desde a primeira série, na conscientização da preservação do meio ambiente. A preservação do solo, a preservação do ar, a preservação de nossas águas… E este é um trabalho que nós temos feito permanente nas escolas municipais”, disse.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Nilton César Tetzner, pontuou que o setor que administra trabalhou com a educação ambiental para crianças de várias escolas da cidade e em vários locais. De acordo com o chefe da pasta, foram realizados plantios de árvores nativas em diferentes locais de Cosmópolis.

“Mostramos os materiais que estavam jogados, como pneus, plásticos, garrafas. Com isso fizemos vários trabalhos de artesanato com este tipo de material reciclável. E com o apoio da Secretaria de Educação, com todas as escolas, foi realizado um trabalho muito amplo com as nossas crianças e justamente acreditamos que aí está a semente desta nova geração que vai fazer com que a gente mantenha nossa cidade mais limpa”, finaliza o Secretário.

Pivatto (PT)fala de prazo de entrega da ETE Jaguari

Indagado pelo Portal Cosmopolense, Pivatto (PT) em entrevista, disse que as obras para entrega e funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto de Cosmópolis estão adiantadas. O prefeito disse que, até o final de janeiro de 2020, a ETE tratará 50% do esgoto da cidade. E que até o final do mesmo ano, a estação estará sob sua capacidade máxima de tratamento de esgoto, 95% do esgoto doméstico tratado.

“Esta estação já deveria estar funcionando, não funcionou… Foi abandonada pelo governo anterior, foi construída e abandonada. Tivemos lá alguns roubos, alguns saques, e nós estamos comprando todo o material, parte já está adquirido, para colocá-la novamente em condições de inauguração. […] Esta proposta prevê que até final de janeiro do ano que vem, portanto seis ou sete meses, nós colocaremos a estação em funcionamento tratando cerca de 50% do esgoto doméstico. E prevê também que até o final do ano que vem, começo de 2021, a gente trate até 98% do esgoto sanitário, esgoto doméstico do nosso município”, disse o petista.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.