19/10/2020

Alga invade parte de lagoa em Cosmópolis

Pequenas aves que vivem pelo local nadam em meio a vegetação


Da redação

Quem passa pela rua Monte Castelo pode perceber algo diferente na lagoa que margeia esta rua: uma vegetação está tomando conta da água da lagoa da Vila Cosmo em Cosmópolis. Este tipo de vegetação é chamado de aguapé e está ocupando muitos trechos da lagoa.

O Portal Cosmopolense foi até a lagoa nesta semana e pode constatar que a proliferação desta alga está crescendo. De acordo com moradores, a cada dia que passa esta vegetação cobre ainda mais o espelho d´água.


A fauna, composta de pequenas aves como gansos, nadam em meio a vegetação que atingiu o início da represa, oriundo do Córrego do Barreiro Amarelo, que passa pelo local.

Em uma parte da lagoa, mais próximo da margem, uma vegetação mais escura e mais forte está crescendo. Em meio ao espelho d´água, as plantas são menores e ainda estão em formação.

Provável causa

A represa do Salto Grande, que fica na cidade de Americana (SP), é um exemplo desta proliferação. Durante anos acontece o despejo de materiais orgânicos na represa e ela foi tomada por estas algas. De acordo com especialistas na área, estas algas se alimentam de resíduos orgânicos. Estes resíduos podem ser de esgoto lançado no local.


As plantas são uma espécie de filtros, que ajudam na limpeza destes locais. E com a estiagem, elas tendem a aparecer ainda mais.
Mas o que esta aparente inofensiva planta mostra é que ela em excesso atrapalha a vida dos peixes que ali vivem. Além de bloquear a entrada de raios solares nos rios.
Assim como em Americana, a lagoa de Cosmópolis também está com estas plantas em evidência. Especialistas dizem que a proliferação destas plantas podem estar dando sinais de desequilíbrio ambiental e pode prejudicar o ecossistema.

Diante dessa situação, a Prefeitura de Cosmópolis se defendeu dizendo que não há nenhuma irregularidade (despejo de esgoto) no manancial do Barreiro Amarelo. E sobre a possível prejudicialidade dos água-pés, a Prefeitura diz que elas ajudam na oxigenação da água.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.