15/02/2021

Água e lama invadem casas em dois bairros de Cosmópolis

Áreas ficaram alagadas com o acúmulo de chuva no sábado


Da redação

Dois bairros de Cosmópolis sofreram com as chuvas que caíram no sábado (15). Casas na rua Valter Dester, no bairro Cidade Alta, e a vicinal Prefeito Orlando Kiosia, no bairro Souza Queiroz, foram invadidas por água.  No primeiro caso, de acordo com a Defesa Civil, seis famílias tiveram que sair de casa no final de semana.

Defesa Civil informa que a chuva foi de 50 milímetros em 40 minutos. Essa intensidade provocou contratempo para alguns lares. Seis casas que ficam na rua Valter Dester, às margens do Ribeirão Três Barras (mais conhecido como Baguá), foram invadidas por água e lama. As famílias que tiveram que sair de casa, segundo a Defesa Civil, foram para casa de parentes.

As casas, que ficam no início do bairro Cidade Alta, sofrem há muitos anos com as chuvas que caem sobre a cidade. De acordo com o órgão municipal, alguns moradores tiveram móveis atingidos pela água e a lama que entram nas casas.


O diretor da Defesa Civil, Reginaldo Risonho, disse que o acúmulo de chuvas em Cosmópolis e em cidades que ficam próximos ao Ribeirão Três Barras, contribuíram para o alagamento.

O outro caso aconteceu no início da noite do sábado. Três casas foram invadidas por água e lama no bairro Souza Queiroz, às margens da vicinal Orlando Kiosia (que liga Cosmópolis – Holambra). Estas casas foram atingidas pela segunda vez neste ano. Os veículos que passam pelo local também enfrentam a alta das águas.

O local já foi reportagem do Portal Cosmopolense e a Prefeitura realizou algumas obras, mas que não foi suficiente para conter as águas. Foi retirada uma lombada e também realizado a abertura de um buraco às margens da vicinal. As obras não surtiram efeito.


Imagens: Defesa Civil

Outro lado

A Prefeitura de Cosmópolis respondeu aos questionamentos do Portal Cosmopolense.
A pasta disse que  já realizou limpeza no Ribeirão Três Barras (Baguá) e que vai avaliar melhorias do local.
“Sobre este local, fizemos recentemente uma limpeza geral de entulhos e resíduos jogados pela população daquele local, porém infelizmente devido a grande quantidade de chuva dos últimos dias, o Ribeirão está com sua capacidade já comprometida, mais estamos avaliando sim estudos de melhorias para aquela região”, responde.

Sobre o problema no bairro Souza Queiroz, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Cosmópolis, diz que realizará obras de medidas emergenciais. O prefeito Junior Felisbino (PP), esteve no local e já autorizou o início das obras.

“O DAE está em conversa com a Secretaria de Obras, estudando onde será implantada a galeria pluvial, inclusive a ação precisará de autorização do Espaço Canaã, pois, vai atravessar o local, para poder jogar a água diretamente no rio abaixo do bairro. Já está sendo feito o estudo para sanar o problema o mais rápido possível”, finaliza.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.