10/08/2019

Agosto Dourado incentiva a amamentação em Cosmópolis

Campanha visa conscientizar as mamães sobre a importância do leite materno nos primeiros anos de vida de uma criança

Da redação

O Agosto Dourado simboliza uma campanha social que visa conscientizar as mamães sobre a importância do leite materno nos primeiros anos de vida de uma criança. Mamães já estão por dentro do assunto e entendem que a amamentação é a base da vida. O departamento de saúde do município já estuda uma data para trabalhar o assunto com as gestantes e puérperas.

A Campanha Agosto Dourado é reconhecida em mais de 120 países e promovida pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA). No Brasil, a ação foi ampliada e determinada através da Lei 13.435, desde 2017. Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), em nosso país apenas 38,6% das crianças com até seis meses de idade é alimentada exclusivamente com leite materno. Ainda conforme o levantamento,  800 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente se todas as crianças fossem amamentadas desde o nascimento até os dois anos de idade.

Segundo os profissionais da saúde, o aleitamento materno está diretamente relacionado com a saúde e bem-estar dos bebês nos primeiros anos de vida. Portanto, recomenda-se que os pequenos sejam amamentados até os dois anos de idade. Além disso, é recomendado que até os seis meses de vida essa seja a única forma de alimentação deles. Muitas vezes as mamães tem dificuldades na amamentação. Para isso, é preciso que elas tenham acesso à informações e profissionais da saúde que podem auxilias-las em possíveis dificuldades.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cosmópolis, deverá acontecer um encontro no Hospital Santa Gertrudes para gestantes e puérperas, a fim de debater sobre a importância do aleitamento materno envolvendo profissionais do Hospital, Programa do Recém Nascido e do Programa Mãe Coruja da SMS. A data deverá ser definida nos próximos dias.

A ideia deste mês é mostrar a importância do leite materno para a saúde do bebê e incentivar as mães a amamentarem durante mais tempo. O aleitamento materno é benéfico não só para o bebê crescer com vida e saúde como também para a mãe, pois minimiza o risco dela desenvolver câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, fortalece os laços afetivos da mamãe com o bebê.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.