25/05/2022

ACIC estima desemprego em Cosmópolis

Dados são do CAGED e foram divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC)


Henrique Oliveira

A cidade de Cosmópolis possui a sexta maior estimativa de desemprego da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os dados das 20 cidades, que compõem a RMC, foram divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) com números extraídos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Previdência.

Sobre a posição da cidade, os dados dão conta em uma comparação entre a População Economicamente Ativa (PEA) – número de habitantes que estejam em condições de idade e físicas para exercer algum ofício no mercado de trabalho, com os trabalhadores informais e formais e o número de desempregados. Neste comparativo, Cosmópolis aparece na sexta posição com 12,68% da PEA que não estão inseridos no mercado de trabalho.

1 – Valinhos – 20,94%
2 – Paulínia – 16,39%
3 – Nova Odessa – 15,40%
4 – Morungaba – 14,28%
5 – Jaguariúna – 13,92%
6 – Cosmópolis – 12,68%

Cosmópolis 
População Economicamente Ativa (PEA) – 37.976
Empregados Formais – 10.217
Empregados Informais – 22.944
Desempregados – 4.815

Fonte: CAGED-MTe,  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Departamento de Economia – ACIC.

Os dados mostram um comparativo entre janeiro à março de 2021 com o mesmo período deste ano. Vizinhas, Paulínia e Cosmópolis estão entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas que mais sofrem na queda do saldo de admissões frente às demissões. Ou seja, somente em março de 2022 Cosmópolis registrou um déficit de 28 vagas (413 contratações e 441 desligamentos).

Porém, a cidade de Cosmópolis não está sozinha neste saldo negativo de admissões. No comparativo dos três primeiros meses do ano, (2021 x 2022) a RMC houve 26,85% de redução de empregos no acumulado.
“Já nos municípios que formam a Região Metropolitana de Campinas (RMC), foram gerados 5.106 postos de trabalho em março de 2022, que representam 5,08% a menos do que as vagas abertas em março de 2021 (5.379) e uma perda de 40,08% na comparação com fevereiro de 2022, quando foram gerados 8.521 postos de trabalho”, diz trecho do estudo da ACIC.

Das cidades de área de cobertura do Portal ON, municípios como Artur Nogueira, Engenheiro Coelho e Holambra estão entre os munícipios com taxas inferiores a 5% de desempregados no mês de março de 2022. Jaguariúna é a única a frente do município cosmopolense.

Artur Nogueira – 4,11%
Engenheiro Coelho – 4,07%
Holambra – 1,19%
Jaguariúna – 13,92%

Avaliação

De acordo com o economista da ACIC, Laerte Martins, a média salarial no Brasil também teve redução e há falta de mão de obra especializada no mercado de trabalho.
“Destaca-se, também, que o Salário Médio de Admissão em março de 2022 (R$ 1.782,57) apresentou uma redução de 2,03% sobre o salário de fevereiro do mesmo ano, que foi de R$ 1.821,29. A qualificação do emprego continua abaixo das especificações e necessidades da mão de obra procurada”, avalia o economista da ACIC, Laerte Martins, que ainda destaca que a perspectiva para os próximos meses é de indefinições quanto à expansão da mão de obra, devido ao impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia, em todo o Brasil.

“As vagas de emprego, em março de 2022, sofreram redução de 26,04% em relação a março de 2021, com volumes em expansão no segmento de Serviços, que cresceu 12,77%. O Comércio teve queda de 98,04% na quantidade de vagas ofertadas, assim como Indústria (63,80%), Agropecuária (466,19%) e, a Construção Civil (0,16%)”, reforça a nota enviada pela ACIC.

O que diz a Prefeitura?

Perguntado sobre o saldo negativo, a Prefeitura de Cosmópolis diz que no acumulado anual, a cidade teve saldo positivo.
Cosmópolis é um município de grande relevância na região, que se destaca pelo elevado potencial de consumo. Numa avaliação anual, o município acumula mais admissões que demissões com um saldo de 115 funcionários, a administração do estado e da política econômica e social e a fabricação e refino de açúcar são destaques positivos. Considerando, a geração de vagas pelo tamanho da população, a cidade é a 15° que mais cresce na pequena região de  Campinas. Nosso município tem uma variação de empregos baixa ao longo ano, fevereiro foi o mês mais  positivo”.

Questionada sobre ações para gerar empregos, a Secretaria de Indústria, Comércio e Geração de Empregos, diz que estão sendo tomadas medidas para diminuir o número de desempregados.
A prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Geração de Empregos e Renda em parceria com o Sebrae está lançando o programa Desenvolve Cosmópolis. O objetivo é fomentar o empreendedorismo e a inovação dos pequenos negócios, atendendo a população em risco social, tendo o empreendedorismo como oportunidade de renda.
Nosso objetivo é a capacitação do empreendedor, das pequenas e médias empresas, criando soluções de gestão empresarial, técnicas profissionalizantes e inovação.
Paralelo a isso, o município através das suas secretarias está discutindo  avanços no programa para atrair mais empresas e gerar mais empregos”, diz nota da Prefeitura.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

 

 

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.