27/03/2019

Acessos para o ‘Paredão’ em Cosmópolis são fechados

As três entradas que dão acesso ao ‘Paredão’ estão fechadas com cercas e portões com cadeados

Letícia Leme / Henrique Oliveira

Veículos e banhistas estão impossibilitados de ter acesso a um dos pontos turísticos mais conhecidos de Cosmópolis, o ‘Paredão’ do Rio Pirapitingui. Isso porque a usina que fica ao lado fechou todas as entradas de acesso ao local.

Durante o verão, estação mais quente do ano, o lugar recebia um grande fluxo de pessoas. Tanto de munícipes cosmopolenses, quanto de moradores das cidades vizinhas. No entanto, o acesso ao ‘Paredão’ não é mais possível, já que o local teve todas as entradas lacradas com cercas e portões, impossibilitando qualquer circulação.

Cadeados em portão no acesso pela antiga ‘escola da usina’

Placa adverte que a entrada é proibida próximo à Igreja de São Paulo

A medida veio por parte de uma usina que fica ao lado do ponto turístico. As placas, que sinalizam a interdição, sugerem que a área é particular e, por esse motivo, a entrada é proibida. A equipe do Portal Cosmopolense procurou a empresa, proprietária da área, mas, até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta. Assim que houver um retorno, uma nova reportagem será feita.

Homem é resgatado no Paredão

No início de março, o Portal Cosmopolense noticiou o caso de um homem que foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Paulínia em meio à correnteza do ‘Paredão’. O banhista estava em meio às corredeiras que descem da barragem da represa do rio Pirapitingui, se segurando em galhos de árvores.

Com a represa cheia e a correnteza, o homem não conseguia se deslocar até as margens do rio. Uma amiga do resgatado, ambos moradores de Limeira (SP), disse que ele estava andando sob a parede da barragem quando caiu e foi arrastado pela água.

O Corpo de Bombeiros, juntamente com a defesa civil, realizou o resgate do banhista, que foi encaminhado ao Hospital Santa Casa da Misericórdia com ferimentos leves nas pernas e nos ombros.

Em virtude do ato heroico, os agentes que realizaram o salvamento foram homenageados, durante uma das Sessões Ordinárias da Câmara, com moções de congratulações.

Furtos no ‘Paredão’

O local também já foi alvo de uma série de furtos. Em apenas um dia do mês de fevereiro, três casos foram registrados na Delegacia de Polícia. Segundo os Boletins de Ocorrência (B.O.), os delitos geralmente aconteciam com a quebra de vidros dos carros, ocasionando danos nas maçanetas das portas dos veículos.

Em um dos casos, a vítima relata no documento policial que ela e a família deixaram o veículo estacionado e, depois de horas, retornaram e avistaram um dos vidros quebrados. Segundo o B.O., objetos no interior do automóvel, como aparelho celular, documentos pessoais e cartões de instituições bancárias, haviam sido levados.

Leia mais

Bombeiros e GMs recebem moção por salvamentos em Cosmópolis

Homem é resgatado em meio à correnteza do ‘Paredão’ em Cosmópolis

Três furtos são registrados neste domingo no ‘Paredão’ em Cosmópolis

‘Fotoclube’ realizará passeio fotográfico por pontos turísticos de Cosmópolis

Assista ao vídeo

Leia mais

Três furtos são registrados neste domingo no ‘Paredão’ em Cosmópolis

Homem é resgatado em meio à correnteza do ‘Paredão’ em Cosmópolis

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.