25/10/2019

5 dicas de como reduzir os riscos de ações trabalhistas no seu negócio

Evite dores de cabeça seguindo o alerta da Contably

Informe Publicitário

Os riscos trabalhistas nada mais são que despesas que a empresa pode ter através da relação entre empregado e empregador. Fato que normalmente se resulta por conflitos entre ambas as partes. É inevitável saber quando um colaborador entrará com uma ação contra seu empreendimento, por isso é muito importante estar por dentro da lei e cumprir de forma legal com todos os direitos e deveres dos trabalhadores. O custo emocional e financeiro dessas brigas judiciais é altíssimo e perdura por longos períodos de estresse. Chato né? Mas não se preocupe!

Para te ajudar a evitar esse possível prejuízo, o escritório de contabilidade Contably, localizado em Cosmópolis, separou 5 dicas de como reduzir os riscos de ações trabalhistas no seu negócio.

  1. Mantenha os pagamentos em dia – sem dúvida esse item é inquestionável. Tudo que o trabalhador quer ao concluir seu serviço é receber pelo período trabalhado. Evite atrasos e, se possível, deixe programado o pagamento de seus colaboradores. Isso será um grande aliado para evitar futuros desentendimentos.
  2. FGTS mensal – não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje. A falta do depósito mensal do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, gera penalidades previstas pela Lei do Sistema do FGTS e te obriga a pagar o valor não debitado de uma só vez no instante que anulado o contrato. Isso mesmo! As consequências são graves, como até mesmo ser impedido de expedir a Certidão Negativa de Débitos (CND) ou a Certificação de Regularidade perante o FGTS. Fique esperto!

  1. Evite desentendimentos – Não é que você irá de deixar de cumprir com as diretrizes da empresa, porém, é importante ter um bom relacionamento com a equipe que faz parte do corpo empresarial de seu negócio. Essa atitude dificultada que funcionários entrem com ações por motivos supérfluos ou por má fé. Por isso a relevância de se colocar no lugar deles para também suprirem suas necessidades.
  2. Qualificação – dê oportunidades de qualificação para sua equipe de trabalho. Reconhecer e investir nos empregados sem dúvida gera empatia e satisfação por se sentirem valorizados. Dificilmente um colaborador feliz e agradado procurará motivos para entrar em alguma ação contra a empresa.
  3. Gerenciamento – cuide em observar se algum trabalhador ou até mesmo você tem tido alguma atitude que pode resultar em problemas trabalhistas. Os gerenciamentos destas questões são consideráveis para o próprio bem da empresa. Esteja antenado quanto a lei para ter possibilidade de evitá-la.

E aí, te ajudou? Espero que sim, pois tenho uma novidade para você! A Contably Contabilidade te auxilia no assunto e o ajuda a prevenir esses percalços. Agora você tem uma aliada junto a sua empresa! O escritório conta com uma equipe dinâmica e que entende do assunto. Além de oferecer os serviços de folha de pagamento, apuração fiscal (imposto) e contabilidade. Para abrir seu MEI no âmbito federal, estadual e municipal clique aqui.

O horário de funcionamento da Contably é de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio dia e das 13h as 17h30. O escritório está localizado na Rua Antônio Carlos Nogueira, 985, no Centro de Cosmópolis/SP. O telefone para contato é (19) 3872-7878 e você também pode enviar uma mensagem pelo WhatsApp (19) 99536-3609. Acesse as redes sociais pelo Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.